Teorias das cores aplicada a Confeitaria

 

Entender sobre harmonização de cores é fundamental na hora de escolher como decorar suas produções, não é mesmo? E, para te dar aquela forcinha sobre selecionar a combinação ideal das cores, hoje vamos relembrar algumas informações importantes que precisamos ter para nos ajudar durante as criações do dia a dia.

 

 

 

Antes de seguirmos, precisaremos voltar um pouco nos tempos de escola onde aprendemos o que são as cores primárias, secundárias, terciárias, quentes, frias, monocromáticas, análogas, complementares e tríades. Lembra de tudo? Se a resposta for não, calma, é para isso que estamos aqui!

 

Para começar, observe o círculo das cores (ou círculo cromático) abaixo:

 

Só de “bater o olho” já conseguimos ter uma ideia geral de quais cores mais combinam entre si, certo? Agora para seguir com mais clareza, vamos explicar os termos citamos acima.

Para começar, vamos falar sobre a composição das cores, elas podem ser explicadas assim:

 

Cores primárias,

são as que dão origem as demais cores e são compostas pelo vermelho, azul e amarelo.

As secundárias,

são consideradas as que surgem da mistura de duas cores primárias, por exemplo: laranja (combinação de vermelho e amarelo); violeta (mistura do vermelho com azul); verde (junção do azul e amarelo).

 

Já quando falamos em terciárias,

se trata daqueles tons que resultam da união entre cores primárias e secundárias, como a cor turquesa que é a mistura entre o azul e o verde; o verde limão que surge da união do amarelo com o verde e por aí vai…

 

Agora pensando na classificação, elas são divididas entre cores quentes e cores frias, sendo as quentes aqueles tons mais “vivos”, como: vermelho, laranja, rosa e etc. Já as frias são aquelas consideradas mais sóbrias, como por exemplo: azul, verde, roxo.

 

 

E aí, até aqui está tranquilo? Então vamos lá…

 

Falando agora mais especificamente sobre harmonização,

 

Temos as cores monocromáticas,

que é quando optamos por utilizar uma cor e aplicamos variadas tonalidades desta mesma cor numa produção.

Tem também as análogas,

que são formadas por uma cor primária combinada com duas cores vizinhas no círculo cromático (foto acima). Neste caso uma cor é utilizada como a dominante enquanto as adjacentes são utilizadas para enriquecer a harmonia.

Já as cores complementares,

são aquelas que mais oferecem contraste entre si, dentro do círculo das cores estão posicionadas nas extremidades opostas, por exemplo, o amarelo e o roxo.

E, para finalizar, temos as cores tríades,

que são formadas por 3 cores que estão equidistantes no círculo cromático, ou seja, se encontram exatamente na mesma distância dentro do círculo, sendo as principais: vermelho, amarelo e azul (tríade primária) e verde, roxo e laranja (tríade secundária).

 

 

Ufaaaa! Agora vamos de mão na massa?

 

Aplicando tuuuuudo isso à Confeitaria, quando chegar o momento de definir a combinação de cores que utilizará para decorar suas produções, primeiro é preciso entender qual a sensação que queremos transmitir, pois segundo estudos, cada cor representa um sentimento, como formalidade, elegância, algo mais divertido… Além disso, é bastante importante, em caso de eventos, entender não só a ocasião, mas também qual o planejamento de tons para decoração a fim de que possamos entregar ainda mais harmonia nas criações.

 

Se o seu objetivo é entregar elegância e discrição, uma paleta monocromática vai ser a escolha ideal.

 

Agora se quer uma harmonia mais agradável e com baixo contraste, dando a sensação de uniformidade opte por utilizar as cores análogas.

             

 

Já as cores complementares vão oferecer uma combinação de alto contraste, é ideal para quando o objetivo é a produção ser destaque, para atrair a máxima atenção dos espectadores.

 

Já se o foco é criar uma sensação mais vibrante, produzindo um efeito de alto contraste sem perder a harmonia, a harmonização com as cores tríades são a escolha certa!

 

E aí, vamos produzir?

 

Levar em consideração essas informações na hora de escolher as cores para a decoração dos seus bolos e doces vai ajudar a estabelecer uma diretriz e acertar mais facilmente o resultado e efeito desejados.

 

Use a criatividade a favor da Confeitaria! Boas produções!!!

.

.

.

E aí, gostou? Depois de utilizá-la conte para nós como foi a sua experiência nos comentários ou lá nas nossas redes sociais.

 

Facebook @formasecia 

Instagram @forma_e_cia 

 

Comentários

comentário

Liliane Medeiros
formasecia@gmail.com

Eu sou a Lili, paulista, casada, mãe, dona de casa nos tempos livres e empresária no ramo do comércio de acessórios para confeitaria e panificação. Eu amo comer, principalmente a comida da minha mãe e, por influência dela, aprendi desde cedo as delícias de botar a mão na massa e inventar receitas. Como vendo muitos itens para confeiteiras em minha loja online (http://www.formasecia.com.br/), recebo e-mails com dúvidas sobre a utilização dos acessórios e, como boa amiga da cozinha que sou, uso os produtos para poder ensinar com propriedade. Em meio a essas conversas com clientes e invenções de receitas para aprender e ensinar o uso dos acessórios, algumas pessoas me deram a sugestão de eu fazer um blog com as informações. Eis que, depois de muito resistir, aqui estou eu, cozinhando para você! Prometo que, aos poucos, vou incluindo dicas e delícias! Seja bem-vindo ao meu mundo!