Áreas para trabalhar na Confeitaria: Quais são as opções? Como escolher o que é melhor para mim?

 

Você está pensando em trabalhar com Confeitaria? Ou talvez esteja querendo mudar de área de atuação, mas permanecer ainda trabalhando com Confeitaria? Então continue aqui!

 

 

Já sabemos que os doces são uma paixão universal e que confeccioná-los pode ser uma ótima escolha para investir como opção de carreira, não é mesmo? Porém, como em praticamente todas as áreas de trabalho, o mercado da confeitaria também está repleto de bons profissionais, portanto é necessário começarmos falando que não há dica que exclua a necessidade de se dedicar, estudando para adquirir o conhecimento necessário e adiciona nesta conta também aquela pitada de criatividade e inovação para ser um profissional diferenciado.

 

Calma… Se você leu criatividade e inovação e já está pensando em sair correndo porque acha que não possui essas características, pode sossegar. Ser uma pessoa criativa e inovadora é uma questão de habilidade e não de dom, sabia? Ou seja, elas podem ser desenvolvidas com treino e prática! Muito melhor assim, né?

 

 

Quais as Áreas disponíveis?

 

Bom, até aqui já identificamos que pesquisar e escolher um curso de especialização para estudar é fundamental, certo? Além disso, conseguimos entender que, ser um profissional diferenciado na área depende não só de conhecimento técnico, mas também de buscar criatividade e inovação no dia a dia e que isso é questão de prática. Agora vamos falar das possibilidades que o mercado de trabalho oferece para esse profissional que está apto para entrar de cabeça – e coração – na Confeitaria?

 

Para escolher o que mais gostaria de fazer nas possíveis áreas de atuação dentro desse ramo é preciso pensar se, primeiro de tudo, você gostaria de ter o seu negócio próprio ou se prefere trabalhar na empresa de alguém, prestando seus serviços. E agora você pode me perguntar: “por que preciso decidir isso agora?”. Simples: porque se você decidir por empreender será necessário adquirir conhecimento também em administração para gerir a sua empresa.

 

Entender  –  

nem que seja de maneira básica neste início – de planejamento, organização de finanças, compra dos insumos para produção, cálculos para precificação correta,  estratégias de divulgação dos produtos, atualização constante do cenário da área e vendas será muito importante. E não podemos esquecer também que é preciso equilibrar o seu tempo entre essas atividades e a confecção dos produtos.

 

Por outro lado, se você escolher trabalhar como colaborador de uma empresa você precisa não só do conhecimento técnico, mas também é importante se relacionar bem com a equipe, ser responsável com horários, saber organizar suas tarefas, estar atento às tendências e ter agilidade para atender a demanda que, neste caso, não é necessariamente controlada por você.

 

Neste caminho você pode atuar não só em confeitarias, mas também em:

  • Restaurantes
  • Padarias
  • Docerias
  • Supermercados
  • Hotéis
  • Buffet de recepções
  • Terceirizar seus produtos para serem vendidos por outra pessoa/local
  • E até mesmo, após ganho de experiência, ser professor em cursos de especialização, transferindo conhecimento para novos interessados na profissão.

 

 

Como escolher?

Vale reforçar que não há escolha melhor, há o que faz sentido para você e o que se encaixa no seu perfil. Se optar por ser proprietário do seu negócio, pesquise, converse com outros profissionais que seguiram este caminho, busque aqueles que te inspiram e estará no caminho. Além disso, nada impede também que você opte por um caminho mais seguro, como adquirir experiência no mercado tradicional, atuando em alguma empresa, para depois partir rumo ao trabalho autônomo com mais confiança e segurança.

 

Dica

Contudo, caso entenda que o que combina com você é prestar serviço em uma empresa, pesquise vagas de confeiteiro em sites de emprego como a Catho, Infojobs, Linkedin, assim quando você encontrar vagas disponíveis, conseguirá identificar quais são as competências exigidas e se dedicar para adquirir esse conhecimento e desenvolver as habilidades necessárias.

 

O que vai fazer diferença mesmo é buscar o caminho que te fará feliz, pois ser um profissional feliz faz com que façamos tudo com ainda mais amor e dedicação, e isso reflete no trabalho que entregamos para o nosso cliente final. Além disso, o trabalho de confeiteiro torna a vida das pessoas mais doce e, consequentemente, mais alegre e isso não tem preço, não é mesmo?

 

Se você já atua na área conta pra gente nos comentários como foi sua experiência de escolher e o seu modelo de trabalho favorito? Quem sabe sua história pode inspirar e guiar alguém! 

 

 

 

 

 

E aí, gostou? Depois de utilizá-la conte para nós como foi a sua experiência nos comentários ou lá nas nossas redes sociais.

 

Facebook @formasecia 

Instagram @forma_e_cia 

 

Comentários

comentário

Liliane Medeiros
formasecia@gmail.com

Eu sou a Lili, paulista, casada, mãe, dona de casa nos tempos livres e empresária no ramo do comércio de acessórios para confeitaria e panificação. Eu amo comer, principalmente a comida da minha mãe e, por influência dela, aprendi desde cedo as delícias de botar a mão na massa e inventar receitas. Como vendo muitos itens para confeiteiras em minha loja online (http://www.formasecia.com.br/), recebo e-mails com dúvidas sobre a utilização dos acessórios e, como boa amiga da cozinha que sou, uso os produtos para poder ensinar com propriedade. Em meio a essas conversas com clientes e invenções de receitas para aprender e ensinar o uso dos acessórios, algumas pessoas me deram a sugestão de eu fazer um blog com as informações. Eis que, depois de muito resistir, aqui estou eu, cozinhando para você! Prometo que, aos poucos, vou incluindo dicas e delícias! Seja bem-vindo ao meu mundo!