O que é e como calcular o ”Fator de Correção” ?

Hoje vamos descobrir finalmente o que é o tão assustador ”fator de correção”, que todos ouvem falar, mas tem dificuldade de entender de fato o que significa e para que serve..

 

Vem com a gente!

 

O que é?

O Fator de Correção (FC) é, basicamente, a diferença entre o peso bruto, ou seja, o alimento na forma como compramos, e o peso líquido, que se trata dele já limpo e preparado para utilizar nas receitas. O cálculo do FC é necessário apenas nos casos de alimentos que temos essa perda parcial no peso como acontece, por exemplo, com as frutas, legumes, verduras ou carnes. Portanto, o ideal é calculá-lo antes de comprarmos esses de ingredientes para saber a quantidade real que será necessário adquirir.

 

Sabendo disso, não considere, portanto, obrigatório o uso do Fator de Correção na hora de preencher sua Ficha Técnica. A ideia de explica-lo é para ajudar a compreender a importância de estarmos atentos aos detalhes na hora da execução e cálculos das receitas.

 

 

Como calculá-lo?

Para exemplificar, suponha que recebeu a encomenda de um bolo de abacaxi e na receita consta que precisará de 500 gramas da fruta, portanto você comprou um abacaxi que pesava exatamente o que estava sinalizado na receita, porém, após descascá-lo e colocá-lo na balança, ficou apenas com 400g.  Isso significa que não foi levado em consideração o peso líquido (400g) e sim o peso bruto (500g).

 

Neste caso, o fator correção é 1,25, resultado obtido através do seguinte cálculo:

 

peso bruto (500g) dividido pelo peso líquido (400g),  ou seja,

 

500/400=1,25.

 

Assim conseguimos identificar então  que na verdade seria necessário comprar um abacaxi que pesasse, no mínimo, 625g, (500g x 1,25). Portanto, em situações onde há perda parcial do item, considere a quantidade da receita x Fator de Correção e assim terá a quantidade a ser adquirida.

 

É importante levar essa explicação em consideração, pois não calcular o Fator de Correção pode não só trazer prejuízos em relação aos custos, mas também gerar desperdícios do alimento, o que não é positivo nem para o seu negócio, nem para o planeta. Além disso, é fundamental observar que, a técnica e inclusive o tipo de faca utilizados podem influenciar no Fator de Correção.

 

 

Resumindo o Fator de Correção:

Se o Fator de Correção for maior que 1, significa que perdemos algo ao preparar o alimento. Descascar uma fruta, por exemplo, vai mudar o peso final dela, portanto:

 

FC > 1 = perda.

 

Já se o FC for igual a 1 quer dizer que não perdemos nada do alimento mesmo depois de prepara-lo, ou seja:

 

FC = 1 = sem perdas (peso bruto = peso líquido).

 

 

Como descubro o Fator de Correção dos alimentos?

Caso não tenha uma base aproximada do peso dos itens (bruto e/ou líquido) para conseguir fazer os cálculos, na internet você encontra em diversos sites tabelas completas com FC de variados tipos alimentos que podem te ajudar na hora das suas compras.

 

 

E aí, gostou? Conta pra gente se já calculava o FC nas suas receitas?

 

 

Quer mais curiosidades, receitas e muitos produtos para confeitaria? Segue a gente em nossas redes sociais

Facebook @formasecia 

Instagram @forma_e_cia 

 

Fonte: Blog Jeanne Novais / Google

Comentários

comentário

Liliane Medeiros
formasecia@gmail.com

Eu sou a Lili, paulista, casada, mãe, dona de casa nos tempos livres e empresária no ramo do comércio de acessórios para confeitaria e panificação. Eu amo comer, principalmente a comida da minha mãe e, por influência dela, aprendi desde cedo as delícias de botar a mão na massa e inventar receitas. Como vendo muitos itens para confeiteiras em minha loja online (http://www.formasecia.com.br/), recebo e-mails com dúvidas sobre a utilização dos acessórios e, como boa amiga da cozinha que sou, uso os produtos para poder ensinar com propriedade. Em meio a essas conversas com clientes e invenções de receitas para aprender e ensinar o uso dos acessórios, algumas pessoas me deram a sugestão de eu fazer um blog com as informações. Eis que, depois de muito resistir, aqui estou eu, cozinhando para você! Prometo que, aos poucos, vou incluindo dicas e delícias! Seja bem-vindo ao meu mundo!