A evolução da Confeitaria

 

Feiras, prêmios e muito desenvolvimento na história da Confeitaria.

 

Você já imaginou uma vida sem doces? Impossível, certo? Uma vida sem bolos, tortas, pudins, docinhos de festa… Não dá nem pra pensar! A confeitaria é uma atividade gastronômica que existe há muito tempo, mas foi somente em meados dos anos 50, fase em que o poder econômico da população aumentou que a confeitaria passou – e continua passando até hoje – por grandes evoluções, e traz, frequentemente, novidades e sabor para nossas vidas.

 

Muitas das sobremesas conhecidas hoje são evoluções de antigas receitas advindas de diferentes regiões do planeta. Entretanto, a história da confeitaria se deve muito aos franceses, que ao longo do tempo foram modernizando e aperfeiçoando os paladares mais refinados e cada vez mais exigentes. Os franceses são, sem dúvida, considerados os “reis” dos doces devido à perfeição de suas receitas.

 

No entanto, a Confeitaria já passou por um processo evolutivo imenso para chegar no patamar em que está. Vamos conferir agora 5 acontecimentos que provam que a Confeitaria é e continuará sendo a “bola da vez” do mundo gastronômico:

 

1.     FIPAN: A Feira Internacional da Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos é a maior feira deste tipo da América Latina e uma das principais destinada a operadores do food service. Com foco na Panificação, Confeitaria e demais estabelecimentos que atuam no food service, a FIPAN tem como característica marcante a efetivação de negócios durante a sua realização, sendo líder em visitação de proprietários, diretores e gerentes.

 

2.     Mara Cakes Fair é um multi-evento que reúne, em um único espaço, um leque de atrações para que o público possa prospectar novas parcerias e conhecer as principais tendências e novidades da confeitaria.

 

3.     Editoriais sobre Confeitaria: Revistas que apontam tendências, apresentam receitas e diversos conteúdos sobre o tema! Alguns exemplos são: a Confeitaria, a Confeitaria Brasil, a Delícias ao Forno, a Confeitaria Criativa, entre outras…

    

 

4. Prêmio Melhores do Ano – Prazeres da Mesa: A premiação promovida pela Prazeres da Mesa elege os destaques da gastronomia do ano, reunindo os principais chefs, restaurantes, críticos de gastronomia e imprensa especializada em um super evento. O prêmio acontece em duas fases, sendo que na primeira delas, especialistas do setor – como chefs, restaurateurs, críticos e estudiosos da alimentação –, indicam seus favoritos em cada uma das categorias. Depois, a equipe apura os resultados e os mais votados se tornam finalistas e vão para votação popular, de onde sai o resultado final.

  

 

Tendências para 2020: 

Para o próximo ano a tendência da Confeitaria é cobertura e decoração em “Chantininho”. Bolos lisos, espatulados, com trabalhos de bicos, com muita cor e brilho se mantêm entre os mais pedidos. As opções de decoração vão do clássico ao moderno e permitem o uso de cores e muito brilho, de acordo com cada tema e ocasião. Além disso, topos personalizados em scrap ou de acrílico se adequam aos temas e valorizam ainda mais a decoração. Os bolos texturizados ainda têm seu espaço. Efeitos em coberturas de chantininho deixam as decorações ainda mais charmosas.

      

 

 

 

 

Quer mais curiosidades, receitas e muitos produtos para confeitaria? Segue a gente em nossas redes sociais

Facebook @formasecia 

Instagram @forma_e_cia 

 

 

Créditos das imagens: Pinterest.com / http://www.maracakesfair.com.br / google.com

Comentários

comentário

Liliane Medeiros
formasecia@gmail.com

Eu sou a Lili, paulista, casada, mãe, dona de casa nos tempos livres e empresária no ramo do comércio de acessórios para confeitaria e panificação. Eu amo comer, principalmente a comida da minha mãe e, por influência dela, aprendi desde cedo as delícias de botar a mão na massa e inventar receitas. Como vendo muitos itens para confeiteiras em minha loja online (http://www.formasecia.com.br/), recebo e-mails com dúvidas sobre a utilização dos acessórios e, como boa amiga da cozinha que sou, uso os produtos para poder ensinar com propriedade. Em meio a essas conversas com clientes e invenções de receitas para aprender e ensinar o uso dos acessórios, algumas pessoas me deram a sugestão de eu fazer um blog com as informações. Eis que, depois de muito resistir, aqui estou eu, cozinhando para você! Prometo que, aos poucos, vou incluindo dicas e delícias! Seja bem-vindo ao meu mundo!