Por que oferecemos doces no Halloween?

“…Entre as inúmeras possíveis origens do Halloween, existe a teoria de que os celtas comemoravam o fim do verão, que no calendário deles se dava no final de outubro…”

 

Halloween, comemorado no dia 31 de outubro, é uma tradição que nasceu mais ou menos como o folclore brasileiro: foi sendo contado no “boca a boca”, passando de geração em geração, sem que ninguém saiba explicar exatamente como começou.

 

Entre as inúmeras possíveis origens do Halloween, existe a teoria de que
os celtas comemoravam o fim do verão, que no calendário deles se dava no final de outubro, com festa, queima de restos da colheita e oferta de doces típicos à comunidade.

 

O objetivo da celebração era agradecer aos deuses pelo período, já que na sequência viria o inverno, e não seria possível plantar. Os primeiros imigrantes britânicos que foram para os Estados Unidos levaram consigo essa prática, que hoje é conhecida no mundo todo.

 

O Halloween, como conhecemos hoje, advém da junção das tradições celta e cristianismo. A Igreja, com foco em converter os pagãos, declarou o dia 1 de novembro como o de “todos os santos” para tentar fazer uma ponte entre as duas crenças. A partir desse dia, começaria a vitória dos santos e espíritos bons e, no anterior, 31 de outubro, era a vez dos maus espíritos e santos – isto é, das bruxas. Por isso, o Halloween tem esse caráter dúbio: é bom e ruim ao mesmo tempo. Porque enquanto que para os celtas os santos desse dia eram bons, para os cristãos eles eram demônios.

 

Bons ou ruins, a ideia era agradar aos santos e espíritos com doces. Então, se você curte a tradição do Halloween, comece seu estoque de balas, pirulitos, chicletes, caramelos, cookies e afins para entrar no clima e se divertir com as crianças!

E aí, vai de gostosuras ou travessuras?

 

  • Aproveitamos pra trazer algumas inspirações de decoração e comidinhas para sua festa assustadora!

 

 

 

BUUU!

 

Quer mais curiosidades, receitas  e muitos produtos para confeitaria? Segue a gente em nossas redes sociais

Facebook @formasecia 

Instagram @forma_e_cia 

Comentários

comentário

Liliane Medeiros
formasecia@gmail.com

Eu sou a Lili, paulista, casada, mãe, dona de casa nos tempos livres e empresária no ramo do comércio de acessórios para confeitaria e panificação. Eu amo comer, principalmente a comida da minha mãe e, por influência dela, aprendi desde cedo as delícias de botar a mão na massa e inventar receitas. Como vendo muitos itens para confeiteiras em minha loja online (http://www.formasecia.com.br/), recebo e-mails com dúvidas sobre a utilização dos acessórios e, como boa amiga da cozinha que sou, uso os produtos para poder ensinar com propriedade. Em meio a essas conversas com clientes e invenções de receitas para aprender e ensinar o uso dos acessórios, algumas pessoas me deram a sugestão de eu fazer um blog com as informações. Eis que, depois de muito resistir, aqui estou eu, cozinhando para você! Prometo que, aos poucos, vou incluindo dicas e delícias! Seja bem-vindo ao meu mundo!