Gourmet: O que realmente é e como identificar?

A palavra gourmet representa o estilo de culinária mais requintado, aquele prato ou bebida que possui uma melhor elaboração em sua apresentação e maior qualidade em geral.

 

O gourmet atende à demanda de um consumidor exigente, que possui gosto mais apurado e busca por experiências refinadas.

 

Essa expressão, pensando em gastronomia, está diretamente associada a ideia de “alta cozinha” e é de origem francesa, que antigamente indicava alguém que conhecia e entendia sobre as iguarias e bebidas. Já atualmente gourmet é um termo bastante difundido, que representa não só o preparo criterioso, uso de produtos de qualidade ou um maior valor agregado, ele se trata também de cultura e arte.

 

Muito além de um termo usado para culinária, hoje gourmet pode retratar também produtos exclusivos, linhas de posicionamento premium no mercado e tem sido um nicho muito explorado comercialmente para apresentar opções diferenciadas aos consumidores.

 

Para identificar se algo realmente se enquadra no seleto grupo destinado ao que é gourmet é necessário entende a procedência, preparo e qualidade, ainda mais se a ideia é comercializar algo com essa imagem.

 

A realidade atual é que existem produtos que são vendidos dentro deste nicho apenas com a intenção de lucrar com a moda, que obviamente tem um preço mais alto, porém sem de fato serem diferenciados. E o futuro da empresa que atua neste formato é, além de perder seus clientes, ficar também sem a credibilidade.

 

Contudo, o modelo de negócio tem se tornado cada vez mais uma realidade no comércio nacional e um desejo entre os consumidores, portanto reinventar-se dentro deste universo é um caminho que muitas empresas encontraram para se manterem competitivos na hora de atrair novos clientes.

 

E você, consome produtos gourmet? Conta pra gente sua experiência!

 

Quer mais curiosidades, receitas  e muitos produtos para confeitaria? Segue a gente em nossas redes sociais

Facebook @formasecia 

Instagram @forma_e_cia 

Comentários

comentário

Liliane Medeiros
formasecia@gmail.com

Eu sou a Lili, paulista, casada, mãe, dona de casa nos tempos livres e empresária no ramo do comércio de acessórios para confeitaria e panificação. Eu amo comer, principalmente a comida da minha mãe e, por influência dela, aprendi desde cedo as delícias de botar a mão na massa e inventar receitas. Como vendo muitos itens para confeiteiras em minha loja online (http://www.formasecia.com.br/), recebo e-mails com dúvidas sobre a utilização dos acessórios e, como boa amiga da cozinha que sou, uso os produtos para poder ensinar com propriedade. Em meio a essas conversas com clientes e invenções de receitas para aprender e ensinar o uso dos acessórios, algumas pessoas me deram a sugestão de eu fazer um blog com as informações. Eis que, depois de muito resistir, aqui estou eu, cozinhando para você! Prometo que, aos poucos, vou incluindo dicas e delícias! Seja bem-vindo ao meu mundo!