Dicas para organizar sua cozinha

 

Organizar a cozinha em geral é uma tarefa simples e corriqueira, porém torná-la funcional para manter a organização diante da rotina diária é o desafio. Pensando nisso, hoje trouxemos dicas úteis para te ajudar na praticidade com soluções que podem fazer diferença no seu dia a dia.

 

O ambiente

Primeiro de tudo é importante que você mantenha no seu ambiente somente o que realmente utiliza, portanto, o primeiro passo é observar se possui utensílios e até mesmo alimentos que não usa e doa-los ou, no caso dos objetos, se preferir, coloca-los à venda.

 

Falta de espaço

Caso durante sua organização você perceba que precisa de mais espaço para itens de muito uso, uma solução econômica e versátil é apostar em prateleiras, pois além de trazerem sensação de amplitude, elas são ótimas para receberem potes com temperos e alimentos que são usados diariamente ou até mesmo para dispor utensílios usados com mais frequência. Sem contar que se bem utilizadas podem dar aquele charme a mais para o ambiente, né?

O uso de ganchos também são soluções baratas e eficientes para ajudar a resolver a falta de espaço e na composição geral xícaras e panelas ficam um encanto penduradas.

     

 

Itens de uso frequente 

Neste momento o necessário é separar o que você mais usa. Isso em todos os locais, armários, dispensa, geladeira… Tudo aquilo que você tem contato com muita mais frequência. O importante é que seus alimentos, panelas e potes de uso diário fiquem fácil de serem acessados, portanto na organização geral você vai deixar tudo que usa raramente nos locais mais altos e nos fundos e tudo que precisa frequentemente vem para os locais mais baixos e ficam dispostos na frente.

O ideal para tornar seu dia a dia mais ágil é que tenha seus alimentos separados em potes de vidro ou vasilhas plásticas transparentes. Saber o que está em que lugar agiliza seu tempo, além de ser uma maneira de armazenamento seguro, pois a vedação protege de insetos.

Outra dica interessante é manter em bandejas as coisas que você utiliza junto. Por exemplo, uma bandeja com seus temperos. Na hora de cozinhar, você traz para perto tudo de uma vez só, usa e guarda tudo junto novamente.

       

 

Gavetas/armários – Soluções criativas

Utilizar caixas, divisórias, cestos organizadores, bandejas e até escorredores de louça dentro das suas gavetas e armários permitem uma maior organização e melhor distribuição de louças e potes. Por exemplo, se o seu armário de copos estiver saturado, compre uma bandeja comum de plástico e faça “camadas” de copos, utilizando essas bandejas entre as camadas, assim caberá maior quantidade e manterá uma aparência organizada. Os escorredores de louça podem ter outra função também, você pode usá-los para guardar tampas de potes e de panelas que nunca ficam bem organizados dentro dos armários. Além de dar agilidade ao dia a dia, o aspecto de cada coisa no seu lugar dá aquela sensação de paz no coração, né?

    

 

Etiquetas

Por último, porém não menos importante, tem a opção de utilizar etiquetas! Quem gosta da sensação de abrir o açúcar procurando o sal ou vice-versa? Ninguém né? As etiquetas podem resolver isso! Elas são baratas e tem lindas opções disponíveis para compra. Elas podem agregar no quesito decoração e você ainda prova que sim, a sua cozinha é muito organizada!

Todas essas dicas são simples, têm custo baixo em geral e são fáceis de serem colocadas em prática. Então aproveita, corre lá na sua cozinha para ver o que consegue colocar em prática já, depois conta pra gente se deu aquela ajudinha na sua rotina!

       

 

Espero que tenham gostado de todas as dicas! Se você tiver mais dicas assim, compartilha com a gente nos comentários! 

 

Referências das imagens: Pinterest.

 

Quer mais curiosidades, receitas  e muitos produtos para confeitaria? Segue a gente em nossas redes sociais

Facebook @formasecia 

Instagram @forma_e_cia 

 

Beijinhos, até quarta-feira com uma receita deliciosa!!

 

Comentários

comentário

Liliane Medeiros
formasecia@gmail.com

Eu sou a Lili, paulista, casada, mãe, dona de casa nos tempos livres e empresária no ramo do comércio de acessórios para confeitaria e panificação. Eu amo comer, principalmente a comida da minha mãe e, por influência dela, aprendi desde cedo as delícias de botar a mão na massa e inventar receitas. Como vendo muitos itens para confeiteiras em minha loja online (http://www.formasecia.com.br/), recebo e-mails com dúvidas sobre a utilização dos acessórios e, como boa amiga da cozinha que sou, uso os produtos para poder ensinar com propriedade. Em meio a essas conversas com clientes e invenções de receitas para aprender e ensinar o uso dos acessórios, algumas pessoas me deram a sugestão de eu fazer um blog com as informações. Eis que, depois de muito resistir, aqui estou eu, cozinhando para você! Prometo que, aos poucos, vou incluindo dicas e delícias! Seja bem-vindo ao meu mundo!