Curiosidades sobre a Páscoa

 

Ovos de galinha, chegada da Primavera e Coelhinho, conheça algumas curiosidades sobre a Páscoa

 

Hoje vamos contar algumas curiosidades sobre a Páscoa, que é um dos mais importantes feriados entre as festividades do calendário Cristão. Ela celebra e relembra a ressureição de Cristo e é, normalmente, comemorada com almoços em família e a esperada troca de ovos de chocolate.

 

A data deste feriado não é fixa, ou seja, não tem um dia especifico. Ela ocorre no primeiro domingo depois da primeira lua cheia, após o equinócio da primavera no hemisfério norte. E antes do motivo religioso, a Páscoa apenas sinalizava o fim do Inverno e a chegada da Primavera no Hemisfério Norte. Você sabia disso?

 

O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae, já na Na Grécia Antiga, é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota se dá entre os hebreus, onde aparece como Pesach, cujo significado é passagem. 

 

Antigamente os ovos de Páscoa eram de galinha e costumava-se tingi-los com cores da Primavera para presentear as pessoas queridas. Essa tradição se origina da China e, além de ser um mimo dado aos amigos, era um motivo para celebrar a vida e os encontros, pois o Inverno era muito rigoroso e não havia muito contato com as pessoas, pois era necessário ficar em casa. Por isso, a entrada da Primavera se tornou tão especial a ponto de ser um motivo para celebração e união.

 

Essa tradição de pintar os ovos para presentear foi se expandindo e países como a África, a Alemanha, a Polônia entre outros a aderiram e ainda hoje é possível encontrar essas relíquias caseiras em algumas lojas nestes locais. E em algumas casas a tradição foi mantida pelas famílias como forma de alegrar as crianças.

 

Já a chegada do Coelhinho da Páscoa carrega duas lendas bastante diferentes entre si. Uma delas é descrita como trazida pelos imigrantes alemães para a América em meados de 1.700, contando que o animal visitava as crianças e escondia os ovos coloridos para que elas os encontrassem na manhã de Páscoa. E segundo a outra lenda, o Coelhinho da Páscoa simboliza a fertilidade de grandes ninhadas, representando renovação e a chegada de dias melhores.

 

Com o surgimento da indústria no chocolate em meados do século XIX, os ovos pintados à mão foram substituídos por ovos de chocolate e em muitos países da Europa há a crença de que comê-los no Domingo de Páscoa trará sorte e saúde para o ano todo. Já em outros países, a maneira de afastar doenças da família é colocando à mesa um ovo de galinha durante a Sexta-Feira Santa.

 

No Brasil é uma época de dar água na boca ao entrar nos supermercados e encontrar aquelas parreiras recheadas de ovos de Páscoa de todos os tipos e sabores, né? Este tipo de exposição dos ovos é algo que acontece apenas em nosso país e surgiu da necessidade de “economizar” espaço e, claro, para dar ainda mais destaque à época, “enlouquecendo” os consumidores.

 

E pra você se inspirar, trouxemos algumas imagens de referencia para sua decoração de Páscoa ficar ainda mais incrível  Vem ver…

 

Referências das imagens: Pinterest.

 

E você, gosta da Páscoa e dos ovos de chocolate que rodeiam nossas vidas nesta ocasião? Conta pra gente qual é seu ovo favorito nos comentários e aproveita para acompanhar as receitas deliciosas que postamos aqui no Formas e Cias.

 

Quer mais curiosidades, receitas  e muitos produtos para confeitaria? Segue a gente em nossas redes sociais

Facebook @formasecia 

Instagram @forma_e_cia 

 

Beijinhos, até quarta-feira com uma receita deliciosa!!

 

Comentários

comentário

Liliane Medeiros
formasecia@gmail.com

Eu sou a Lili, paulista, casada, mãe, dona de casa nos tempos livres e empresária no ramo do comércio de acessórios para confeitaria e panificação. Eu amo comer, principalmente a comida da minha mãe e, por influência dela, aprendi desde cedo as delícias de botar a mão na massa e inventar receitas. Como vendo muitos itens para confeiteiras em minha loja online (http://www.formasecia.com.br/), recebo e-mails com dúvidas sobre a utilização dos acessórios e, como boa amiga da cozinha que sou, uso os produtos para poder ensinar com propriedade. Em meio a essas conversas com clientes e invenções de receitas para aprender e ensinar o uso dos acessórios, algumas pessoas me deram a sugestão de eu fazer um blog com as informações. Eis que, depois de muito resistir, aqui estou eu, cozinhando para você! Prometo que, aos poucos, vou incluindo dicas e delícias! Seja bem-vindo ao meu mundo!