Como nasceu a confeitaria?

 

Com muitas descobertas ao longo da história, a confeitaria passa por evoluções constantes até hoje

 

O que seria das nossas vidas se tivéssemos que viver sem doce? Sem as mesas de sobremesas nas festas ou nos almoços em família aos domingos? É de deixar a gente triste só de pensar, né? Acontece que este hábito de consumir doce nem sempre existiu, muito menos a ideia de confeita-los. Por isso, vamos falar hoje sobre como nasceu o conceito de confeitaria, a atividade gastronômica que faz a alegria de tanta gente espalhada pelo mundo!

 

Vamos começar pelo nome, a origem da palavra confeitaria vem do latim “confectun”, que significa aquilo que é confeccionado com especialidade. Se trata então dos pratos elaborados, levando um toque especial do confeiteiro ou personalizados de acordo com o pedido do cliente.

 

Os alimentos doces surgiram inicialmente com objetivo de servirem para comemorar eventos vinculados a datas festivas. Os primeiros registros apontam que no século I a.C o grande filósofo Cícero citou ter provado na Sicília, na Itália, um “tubus farinarius, dulcissimo, edulio ex lacte factus”, ou seja, deliciosos tubinhos de massa de farinha, muito doces, recheados com leite, o famoso cannolo siciliano.

 

Posteriormente, existem informações de receitas de cremes feitas com ovos, farinhas e adoçadas com mel, pois o açúcar, inicialmente usado como remédio, ainda não havia sido descoberto como alimento. Outro hábito bastante comum era caramelizar amêndoas e castanhas, o que hoje conhecemos como o mais próximo do nosso famoso pé de moleque.

 

O mais curioso é que esses alimentos eram ingeridos antes ou junto às refeições salgadas, pois além de ainda não existir o conceito de sobremesa, as pessoas também acreditavam que os doces “abriam” o apetite – será o primórdio do Biotônico Fontoura? Foi somente em 1.200 d.C que surgiu a ideia de sobremesa, fazendo com que fosse então incorporado este novo hábito na cultura da sociedade.

 

Lá em meados de 1740, com o açúcar já utilizado como alimento, porém ainda restrito a um público mais seleto, foi descoberta a possibilidade de extrair da beterraba o mesmo teor de açúcar que se conseguia na cana, começando ali uma nova fase mais acessível para os confeiteiros da época. Naquele momento as pessoas iniciaram a transição de sair das cortes e abrir os negócios próprios, período este em que nasce o famoso e tão amado sorvete de massa.

 

Já no século XIX, com o início das viagens das embarcações marítimas em busca de especiarias como o açúcar, a canela, o cravo da índia, a noz-moscada e o arroz, aconteceu um dos grandes marcos para a história da confeitaria, pois a produção de pratos diferentes deu um salto considerável.

 

Logo após esse período de ascensão da atividade gastronômica foi criado o Bolo Genovês, conhecido hoje como o nosso pão de ló. E a partir desta receita foram desenvolvidos diversos outros tipos e sabores de bolos, surgindo os mais fofos, os aerados, mas todos ainda muito distantes dos bolos atuais.

 

Ainda no século XIX surge a “cultura da fornalha”, momento conhecido como mais um período que marcou a história da confeitaria, pois ali não bastavam as receitas serem saborosas, elas já precisavam possuir uma aparência bonita e agradável. Mas foi somente em meados dos anos 50, já no século XX, a fase em que o poder econômico das pessoas aumentou e a confeitaria passou e continua passando até hoje por grandes evoluções, sempre trazendo novidade, alegria e doçura para vida de todos!

 

E para deixar um gostinho de quero mais, nós selecionamos algumas confeitarias encantadoras, com ambientes lindos e receitas de dar água na boca! Vem ver…

 

A Pati Piva é uma doceria incrível com lojas cheia de charme e receitas de deixar qualquer um babando. Ela tem diversas lojas espalhadas por São Paulo e um e-commerce de deixar a gente alucinado! Confere aqui: www.patipiva.com.br/

 

 

Daniel Briand Pâtissier e Chocolatier é um local encantador, clássico e com uma autêntica confeitaria francesa.  Veja aqui: www.cafedanielbriand.com/

 

 

O Condimento é um dos lugares super charmoso, aconchegante e com uma decoração impecável. O local já foi eleito como a melhor doceria pela Revista Época. Para maiores detalhes: www.condimento.com.br/

 

 

A Sodiê Doces que é uma confeitaria super tradicional com franquias espalhadas por vários locais do país e com doces incontestáveis. Sabor, simplicidade e uma história de sucesso. Mais informações: sodiedoces.com.br/a-sodie-doces

 

 

A Confeitaria Colombo é ponto garantido dos turistas que vão visitar o Rio de Janeiro. Com um ambiente incrível e doces clássicos da culinária portuguesa e francesa, o comércio é parada obrigatória. Confere aqui: www.confeitariacolombo.com.br/

 

   

 

A Dona Fulana tem doces para todos os gostos! Com um cardápio recheado de tendências e um ambiente gracioso, a confeitaria faz sucesso no Sul do país. Saiba mais: www.donafulana.com/

 

 

Se você conhece mais confeitarias imperdíveis conta pra gente onde ela fica e qual é o seu doce favorito!

 

 

Galeria

 

 

Referências de imagens: Pinterest.

Comentários

comentário

Liliane Medeiros
formasecia@gmail.com

Eu sou a Lili, paulista, casada, mãe, dona de casa nos tempos livres e empresária no ramo do comércio de acessórios para confeitaria e panificação. Eu amo comer, principalmente a comida da minha mãe e, por influência dela, aprendi desde cedo as delícias de botar a mão na massa e inventar receitas. Como vendo muitos itens para confeiteiras em minha loja online (http://www.formasecia.com.br/), recebo e-mails com dúvidas sobre a utilização dos acessórios e, como boa amiga da cozinha que sou, uso os produtos para poder ensinar com propriedade. Em meio a essas conversas com clientes e invenções de receitas para aprender e ensinar o uso dos acessórios, algumas pessoas me deram a sugestão de eu fazer um blog com as informações. Eis que, depois de muito resistir, aqui estou eu, cozinhando para você! Prometo que, aos poucos, vou incluindo dicas e delícias! Seja bem-vindo ao meu mundo!