Tradicional Bolo Xadrez

O tradicional e delicioso bolo xadrez pode ser feito com maior praticidade e rapidez utilizando duas formas grossas, de alumínio, com inox e recortes formulados especialmente para este tipo de receita (veja aqui a forma). Resultando em uma massa leve e um sabor intenso, a receita é simples e pode ser servida durante os momentos de lazer combinado com um cafezinho ao lado da família e dos amigos.

Vamos a receita…

 

ingredients Ingredientes

Massa para cada bolo:

5 ovos
2 xícaras de açúcar
200 ml de leite
1 colher (chá) de baunilha
3 – 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
5 colheres (sopa) de chocolate em pó

 

Cobertura

  • 1 lata de leite condensado
  • 50 ml lata de leite
  • 2 colheres de maisena
  • 1 lata creme de leite
  • 5 colheres de chocolate

Recheio

  • 1 lata de leite de coco
  • 500 grsCoco ralado

 

bowl  Modo de preparo:

 

Massa Baunilha

Pegue 5 ovos, separe a clara da gema e comece passando as gemas em uma peneira.
Bate a clara e reserve.
Utilizando um copo medida (veja o produto), coloque 2 xícaras de açúcar junto com as gemas peneiradas e bate na batedeira ate dissolver todo o açúcar.
Depois misture 200 ml de leite e 1 colher de chá (veja o produto) aroma artificial de baunilha, misture utilizando um fouet (veja o produto) para não fazer uma grande movimentação na massa.
Utilizando o mesmo copo medida, coloque 3 e 1/2 xícaras de farinha sem fermento da marca da sua preferência, mexa um pouco com o fouet (veja o produtoe depois bata com a batedeira até a massa ficar homogênea.

 

 

Finaliza utilizando um pão duro (veja o produto)para sentir a consistência , adicione as claras e misture com o auxílio do fouet, mexa e acrescente uma colher de sopa cheia de fermento.

 

Massa  chocolate

Nesta massa você deve fazer a mesma receita, porém troque a essência de baunilha por 5 colheres de sopa de chocolate em pó (veja o produto)

 

FORMA BOLO XADREZ UNTADA

 

Após terminado ambas as massas, unte a forma bolo xadrez (veja o produto) com manteiga e polvilhe com farinha incluindo o acessório em inox , para maior agilidade tenha duas formas

 

 

xadrez

Despeje a massa de chocolate em um buraco e em outra a de baunilha ,deve ficar igual a foto:

Aqueça o forno elétrico em 190° graus por 10 minutos e coloque os bolos.Após assados, espere esfriar, desinforme os dois,

corte a primeira camada do bolo com o auxilio de uma faca

 

BOLO XADREZ 3

Ele deve ficar com essa aparencia ,então desinforme

 

 

 

 

 

BOLO XADREZ 4deixando ele reto conforme a foto  e então coloque o recheio de coco (que é um vidro de leite de coco com 500 gramas de coco) ou o recheio da sua escolha

Coloque o segundo bolo em cima e corte a superfície da mesma forma deixando-a reta.

 

 

 

 

confeita    Cobertura

Confeite com a cobertura de chocolate (veja modo de preparo abaixo) misture todos os ingredientes em uma panela e mexa até ficar com a textura bem consistente

BOLO XADREZ-11

 

com o auxílio de um bico de confeitar (veja o produto) e manga (veja o produto)   para maior agilidade.

 

 

 

 

 

 

 

Prontinho…. Agora é só cortar e comer!

 

 

BOLO XADREZ NOVO

 

 

 

Comentários

comentário

Liliane Medeiros
formasecia@gmail.com

Eu sou a Lili, paulista, casada, mãe, dona de casa nos tempos livres e empresária no ramo do comércio de acessórios para confeitaria e panificação. Eu amo comer, principalmente a comida da minha mãe e, por influência dela, aprendi desde cedo as delícias de botar a mão na massa e inventar receitas. Como vendo muitos itens para confeiteiras em minha loja online (http://www.formasecia.com.br/), recebo e-mails com dúvidas sobre a utilização dos acessórios e, como boa amiga da cozinha que sou, uso os produtos para poder ensinar com propriedade. Em meio a essas conversas com clientes e invenções de receitas para aprender e ensinar o uso dos acessórios, algumas pessoas me deram a sugestão de eu fazer um blog com as informações. Eis que, depois de muito resistir, aqui estou eu, cozinhando para você! Prometo que, aos poucos, vou incluindo dicas e delícias! Seja bem-vindo ao meu mundo!